Visão Geral – 07/02

Bola Cheia

No sábado (3), 300 alunos aprovados no vestibular de novembro de 2017 para cursos de graduação superior à distância, através do consócio Cederj, participaram da aula inaugural, no Pólo Cederj/UAB de Belford Roxo. O núcleo, dirigido pela professora, Deiseli Costa Coutinho, tem parceria da Prefeitura, junto às secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. #Boa!

 

Bola Murcha

Apesar de amplamente divulgado que os consumidores da Light em Nova Iguaçu teriam redução na Contribuição de Custeio da Iluminação Pública, Affonso de Jesus, 65, morador de Comendador Soares, informa que segue pagando os R$22,35 que vinha desembolsando através da conta mensal de luz para ter um serviço melhor. “Só Deus Pai na causa”, diz. #CadêODescontoAutoridade?

 

Idosos e deficientes em
risco de perder benefício

Thiago Loureiro / PMQ

O sinal de alerta foi ligado e a orientação para os idosos e deficientes que têm direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é para que corram contra o tempo e se inscrevam o quanto antes no Cadastro Único de Assistência Social, exigência estabelecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para não perder o benefício. Só que até o momento os números são preocupantes, apenas 150 dos 10.074 moradores de Queimados que recebem o BPC efetuaram o procedimento. O prazo se encerra no fim deste ano.
Por lei, idosos a partir dos 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade podem receber um salário mínimo mensal do INSS (sem 13º salário), mesmo sem nunca terem contribuído para a Previdência Social. Mas é preciso ter renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
“É importante que os beneficiários se ajustem as novas regras e mantenham seus dados atualizados, evitando o bloqueio do auxilio, que demandaria um extenso tempo junto aos órgãos reguladores para a liberação do valor novamente,” explica o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira.
Eutalia Dias, de 71 anos, não quis correr o risco de perder o benefício que a ajuda a manter as principais despesas de casa, como pagar as contas de água e luz e, por isso, já atualizou os seus dados. Em uma visita ao INSS, a idosa se informou e foi até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) emitir seu CadÚnico. “Esse auxílio me ajuda a quitar as contas da minha casa e também nas compras no mercado, é ótimo, não poderia perder”, declarou.

 

Comerciários
na folia

Na sexta-feira (9), o Samba dos Comerciários entra no ritmo de Carnaval e faz sua apresentação na Rua Uruguaiana, centro do Rio, a partir das 18h. As cantoras Yasmin Alves e Jorge de Paula vão animar a roda. Dia 10, sábado, às 14h, o Bloco dos Comerciários arrastará os foliões de Madureira, ao lado do Shopping dos Peixinhos (São Luiz). Para não perder a animação, a Roda de Samba, com o grupo ‘Terreiro de Breque’, desembarcará na segunda (12), às 18h, no núcleo Sindical dos Comerciários em Campo Grande, na Rua Iaçu, 74, (ao lado da rodoviária).

 

Gastos em época
de crise

A coluna capturou o seguinte texto que rola no Facebook: “O prefeito Rogério Lisboa gasta milhões em publicidade para enaltecer sua administração e assim ludibriar a população com falsas ilusões. Estamos vivendo um momento de dificuldade financeira. Todos precisamos economizar e definir as prioridades nos gastos e despesas. Não é o caso do prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, que gasta milhões em publicidade e investe menos em áreas importantes como educação e saúde…”.

 

Teoria diferente
da prática

“…Só com a Agência Nacional de Propaganda, que está se perpetuando na prefeitura desde a época de Lindbergh Farias, foi renovado no ano passado um contrato de 5 milhões e para este ano de 2018, vão ser gastos mais milhões do bolso dos contribuintes. ‘Se enxugar os gastos desnecessários, cortar privilégios e der um choque de gestão na administração de Nova Iguaçu, sobra dinheiro para as coisas realmente importantes’, pregou Lisboa em sua campanha”. *Fecha o pano.

 

Demissões no
Carrefour

A rede internacional de supermercados Carrefour não respondeu ao Ministério Público do Trabalho (MPT), o motivo da demissão de 25 trabalhadores, que participaram do movimento grevista, no final do ano passado. Em audiência realizada na última semana no Ministério, o diretor regional da empresa Antônio Gérson explicou que as dispensas dos funcionários ocorreram devido à crise econômica no país, forçando a empresa a se “reestruturar”.

 

Sindicato moveu
ação na justiça

Para Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, que moveu a ação e participou da audiência, a “desculpa” é absurda já que no período de festas de fim de ano, as empresas costumam contratar para dar conta do aumento de vendas nesta época. Ayer afirma que entre os demitidos também estão funcionários ‘campeões de vendas’, que por anos deram grandes lucros ao Carrefour. “Os demitidos foram os que mais participaram da luta pela volta dos seus direitos, como por exemplo, o pagamento do adicional de domingos e feriados”, disse Márcio Ayer.

 

Meta é reintegrar
os demitidos

O MPT e o Sindicato vão atuar juntos para processar o Carrefour, provavelmente por práticas antissindicais (devido às demissões por participação em atividade do sindicato) e abuso de poder diretivo. O Sindicato dos Comerciários continua as negociações com o Carrefour para a reintegração imediata dos demitidos e a volta do adicional de domingos e feriados, dentre outras pautas.

error: Conteúdo protegido !!