COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 20-07-2024

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FIAT PULSE DRIVE S DESIGN TEM ESPORTIVIDADE E BOM PREÇO

Andei no Fiat Pulse Drive S Design que é a versão de entrada do primeiro SUV produzido pela Fiat mas com detalhes de acabamento para justificar a nomenclatura S Design, um visual mais esportivo.

Ele tem teto, aerofólio na traseira, retrovisores, as colunas, as molduras das caixas de roda e as rodas de liga leve 16” na cor preta.

Seu motor é o 1.3 Fireflex, aspirado, desenvolve até 107 cavalos e câmbio automático CVT. O consumo com gasolina, segundo o computador de bordo, ficou em 12,8 km/l no perímetro urbano e 17,8 km/l na estrada.

A Central Multimídia com tela de 10.1” tem o sistema Adventure Intelligence Plus que permite você ter acesso a várias funções do carro, de onde estiver, através do smartphone.

O interior é escurecido, tem bom acabamento e bons porta-objetos. Apesar de ser um SUV compacto o porta-malas é bom com capacidade para 370 litros e com os bancos rebatidos chega a 1.238 litros.

O carro tem muitos itens que trazem conforto no dia a dia. A chave é presencial, carregador wireless para o smartphone, console central com apoio de braço, tem sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitora a pressão dos pneus, um ótimo e completo computador de bordo e muito mais.

Para a segurança tem alerta de não utilização do cinto de segurança nos 5 lugares, alerta de limite de velocidade, sinalização de frenagem de emergência, 4 air bags e assistente de partida em rampa. Por ser compacto e ter um motor com potência razoável essa versão do Pulse é gostosa de dirigir.

Se encher o porta-malas e colocar 5 ocupantes é evidente que vai ter que ter um pouco de paciência nas arrancadas e retomadas mas este carro tem motor para privilegiar a economia o que é muito importante.

Essa versão Drive S Design custa R$117.990.

MEIO MILHÃO DE JEEP RENEGADE

O mês de julho é sempre muito especial para a Jeep®. A marca, que nasceu em 1941, desenvolvia inicialmente veículos para uso militar e se tornou lendária com o passar das décadas, comemora seu 83º aniversário hoje.

Para completar, celebra também neste mês a conquista de mais um grande feito: 500 mil unidades vendidas do Jeep Renegade no Brasil. Um dos protagonistas da história da Jeep no país, o Renegade carrega a essência da marca, tanto é que ele é o único com tração 4×4 em seu segmento.

Uma referência na categoria, o modelo é dono de um design emblemático e inconfundível, além de um verdadeiro ícone e objeto de desejo dos consumidores, que acumula inúmeros prêmios e títulos desde seu lançamento. Tamanho sucesso não é somente em solo brasileiro.

O Renegade produzido em Pernambuco é exportado para diversos países da América Latina, como México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai.   

RENAULT KARDIAN PARA A AMÉRICA LATINA

O Renault Kardian começou a ser exportado para a Colômbia. Depois do mercado brasileiro, onde o Renault Kardian fez a sua estreia mundial em março, e de ser lançado no México em junho, o próximo país que o Kardian está sendo lançado é a Colômbia. Depois, será na Argentina e ainda neste ano chegará a outros mercados da América Latina, totalizando 11 países.

O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos. Trata-se de um veículo completamente novo, que estreia a Renault Group Modular Platform (RGMP), além de ser o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, com o novo motor turbo a gasolina TCe de 120 cv com 200 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida.

O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência.

A versão mais barata do Renault Kardian vendida no Brasil é a Evolution que custa R$112.720.

PORSCHE DOBRA LINHA DE PRODUÇÃO DO MACAN ELÉTRICO

A Porsche dobrou o tamanho da linha de modelos do seu primeiro SUV totalmente elétrico. O Macan, com tração traseira, entrega principalmente alta eficiência e autonomia.

Já o novo Macan 4S preencherá a lacuna entre o Macan 4 e o Macan Turbo. Assim como os modelos apresentados anteriormente, o 4S está equipado com o sistema de Gerenciamento de Tração Porsche (ePTM) controlado eletronicamente, que distribui a potência de tração entre os eixos dianteiro e traseiro cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional.

O novo modelo de entrada Macan para o mundo dos SUVs totalmente elétricos da Porsche também obtém sua energia de uma bateria de alta voltagem com um conteúdo de energia bruto de 100 kWh. A propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor do eixo traseiro utilizado no Macan 4, com um diâmetro de 210 milímetros, um comprimento ativo de 200 mm e uma potência de 250 kW (340 cv). O motor elétrico possui um inversor de pulso de 480 amperes (PWR) em que o material semicondutor de alta eficiência carbeto de silício (SiC) é utilizado para proporcionar maior eficiência. Ele reduz significativamente as perdas de comutação no inversor de pulso e permite frequências de comutação mais altas.

Em combinação com o Launch Control, o Macan produz até 265 kW (360 cv) de potência com o overboost, e o torque máximo é de 563 Nm. Partindo da inércia, o carro atinge a marca de 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 220 km/h. Ao abdicar da tração integral, o Macan é 110 quilogramas mais leve que o Macan 4 e, portanto, consome menos energia e entrega uma maior autonomia. Os dados de alcance e autonomia, medidos de acordo com os padrões do Inmetro, ainda não são conhecidos e serão comunicados futuramente.

O Macan 4S possui um novo motor no eixo traseiro e um poderoso inversor de pulso de 600 amperes. O motor elétrico tem um diâmetro de 230 milímetros e um comprimento ativo de 150 milímetros. Juntamente com o motor do eixo dianteiro também usado no Macan 4 e no Turbo, entrega uma potência do sistema de 330 kW (448 cv) com um curto overboost de potência para até 380 kW (516 cv).

O Macan e Macan S já estão disponíveis para encomenda no Brasil. As primeiras unidades deverão ser entregues no 4º trimestre deste ano.

O novo Macan tem preço público sugerido de R$ 560.000,00

Para o novo Macan 4S, o preço público sugerido é de R$ 630.000,00.

CARROS ELÉTRICOS PARA ALUGAR E TIRAR DÚVIDAS

Com vendas que correspondem a aproximadamente 1% do mercado nacional, os carros elétricos ainda geram dúvidas no consumidor brasileiro. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) demonstram que o volume comercializado no ano passado, de 19.310 unidades, mais do que dobrou na comparação com 2022, quando 8.458 veículos foram negociados no mercado doméstico.

A novidade já começa a adentrar ao mercado das locadoras de veículos, que podem ser grandes aliadas aos interessados mais receosos. O CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, afirma que primeiramente é preciso desmistificar algumas informações sobre o carro elétrico.

Uma delas é sobre a duração do sistema de baterias, feito para durar até 25 anos, mas que atinge cerca de 85% da capacidade total um pouco antes deste tempo. “O desgaste da bateria varia conforme a cidade. Se tem muita subida e descida, a propensão é de o consumo de energia ser maior e a vida útil menor. Se carregar sempre em um carregador rápido a possibilidade é de redução da durabilidade. No elétrico, a bateria tem um peso importante na hora de avaliar”, afirma.

A importância da durabilidade da bateria fez a plataforma Auto Avaliar, por exemplo, lançar um sistema que ajuda a classificar a situação deste item. “Com tecnologia baseada em Inteligência Artificial, o sistema capta a imagem do painel do carro usado e consegue passar para o avaliador, com exatidão, qual é a vida útil daquela bateria”, explica Caporal, também um dos idealizadores da solução.

Outro ponto que diferencia o veículo elétrico do tradicional é a durabilidade do motor que, segundo o executivo, demora mais para necessitar de manutenção do que o automóvel em si. “Já vi casos de carros elétricos que rodaram 400 mil Km sem necessidade de trocar as pastilhas de freios. Neste quesito, observamos uma vantagem importante destes modelos”, diz.

Fica claro contudo que os consumidores ainda têm algumas ressalvas e dúvidas com relação a compra de um veículo 100% elétrico. E na opinião de Bruno a locação dos veículos elétricos é uma excelente alternativa para esses consumidores.

Outro ponto é que as revisões, documentação etc. já estão inclusos no valor da locação mensal que o cliente paga.

MAIS DE 800 MIL VEÍCULOS JÁ FORAM TRANSFERIDOS COM USO DA VENDA DIGITAL

A “Venda Digital”, funcionalidade que permite a compra e venda de veículos a partir da Carteira Digital de Trânsito (CDT), superou a marca de mais de 800 mil operações finalizadas entre proprietários de veículos de diversos estados do país. A mais nova adesão é do Detran Amazonas, que disponibilizou a tecnologia a partir da última quinta-feira, 18, a tecnologia também já é utilizada em 20 outros estados.

A Venda Digital dispensa o reconhecimento de firma no cartório, já que a própria CDT realiza, por biometria, a validação das identidades do comprador e do vendedor. No entanto, como a legislação de trânsito exige o procedimento de vistoria para a transferência da propriedade, continua sendo necessário o comparecimento ao Detran.

Pelo ambiente da CDT, o proprietário do veículo faz comunicação da intenção de venda ao futuro comprador. Para isso, basta acessar a aba “Veículos”, clicar no botão “Iniciar Venda Digital” e preencher o CPF do destinatário.

A partir daí, o Detran de registro do veículo toma conhecimento da ação e permite a geração da ATPV-e (Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo), que aparece na CDT e é assinada eletronicamente por ambas as partes. A transação conta com altíssimo nível de segurança, exigindo a autenticação com conta prata ou ouro na plataforma gov.br além de checagem por biometria facial para a assinatura digital.

O proprietário só precisa ir ao Detran, no final do processo, para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

AUDI AUXILIA PROPRIETÁRIOS DE ELÉTRICOS

A Audi do Brasil anuncia em parceria com a GreenV um serviço inédito que irá auxiliar os proprietários de veículos híbridos e elétricos da fabricante a realizarem a instalação da estação de carregamento elétrica residencial. A empresa de eletromobilidade foi escolhida pela Audi para realizar a solução completa de carregamento doméstico, desde a infraestrutura elétrica, comercialização do carregador (portátil ou Wallbox) até o suporte técnico aos clientes e aos concessionários.

A infraestrutura elétrica (realizada de acordo com as normas NBR 5410 e 17019), bem como os carregadores possuem a potência máxima de até 7kW, potência essa disponível na grande maioria das residências e condomínios e também suficiente para realizar a recarga da bateria de um veículo elétrico (10% à 80%) durante uma noite ou de um veículo híbrido em pouco mais de 2 horas. A garantia da infraestrutura é de 1 ano e dos carregadores de 2 anos. Para contemplar esta oferta de energia de recarga de até 7kW, estão disponíveis cinco pacotes de instalação, sendo eles: Infraestrutura elétrica de até 7kW sem carregador, infraestrutura elétrica e carregador portátil, infraestrutura elétrica e carregador Wallbox, bem como a venda individual dos carregadores portátil e Wallbox, atendendo à todas as demandas dos clientes.

A distância máxima contemplada nos pacotes de instalação é de até 30 metros, considerados do quadro de energia até o local de instalação do ponto de recarga. Para distâncias maiores do que 30 metros, há uma tabela com valores fixos pré-definidos. Caso o cliente deseje instalar um carregador em potências superiores a de 7kW (no caso de veículos elétricos), a GreenV irá realizar uma avaliação no local, entendendo se há capacidade e demanda de energia e um orçamento dedicado será enviado para avaliação e aprovação do cliente final.

A instalação tem prazo médio de até 10 dias após a visita técnica e aprovação do projeto, e a manutenção é realizada por agendamento junto à rede de concessionários.

Os preços dos pacotes são:

R$ 2.449,00 (Carregador portátil de até 7kW);

R$ 3.599,00 (Carregador Wallbox de até 7kW);

R$ 4.799,00 (Infraestrutura elétrica de até 30 metros para carregadores de até 7kW);

R$ 7.099,00 (Infraestrutura elétrica até 30 metros mais carregador portátil de até 7 kW);

R$ 8.299,00 (Infraestrutura elétrica até 30 metros mais carregador Wallbox de até 7 kW).

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