Saída foi organizada pela equipe de Gerência de Educação Ambiental do município, que promove iniciativas de conscientização ecológica nas escolas municipais – Na última semana, estudantes do 5º ano da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos viveram uma experiência educativa que ultrapassou os limites das salas de aula: as crianças participaram de uma visita ao Museu da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), no bairro Maria da Graça, no Rio de Janeiro. A saída foi guiada pelos profissionais da Gerência de Educação Ambiental, órgão da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade responsável por coordenar projetos voltados à conscientização ecológica nas escolas municipais de Mesquita. No passeio, os alunos aprenderam na prática sobre o reaproveitamento dos materiais recicláveis ao prestigiarem a exposição “O Lixo que Se Transforma”, que conta com obras de arte produzidas com resíduos descartados coletados pelos catadores.
A exposição aborda o resultado positivo do descarte correto dos resíduos sólidos, assim como as consequências negativas do descarte inadequado. Dentro dessa proposta, a atração também aponta a relevância do trabalho de coleta seletiva para a preservação do ambiente terrestre e aquático e seu papel na economia circular de um município, além das utilidades envolvidas por essa prática, como a fabricação de móveis confeccionados a partir de embalagens plásticas e tampas de garrafas, que encontram-se em exposição. Dessa forma, os visitantes podem ter a compreensão do trabalho desempenhado pelos catadores da cooperativa e do seu valor.
Rosaura Clem é coordenadora de Educação Ambiental da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente de Mesquita e foi uma das responsáveis por acompanhar o grupo. De acordo com ela, a ação foi importante para fomentar o interesse dos estudantes por assuntos relacionados à preservação do meio ambiente.
“Esse passeio foi fundamental para que esse jovens possam compreender o papel da coleta seletiva e do reaproveitamento de materiais recicláveis. Seja para dar vida a obras de arte como essas, seja como um ato de consciência ambiental mais objetivo”, explica Rosaura.
A reciclagem e a coleta seletiva são essenciais para reduzir a poluição, economizar recursos naturais e dar um destino adequado aos resíduos. Essas práticas evitam o desperdício, diminuem os impactos ambientais e estimulam a conscientização da sociedade em favor da sustentabilidade. Como parte da responsabilidade do poder público com a sustentabilidade ambiental, Mesquita mantém um programa de Coleta Seletiva Solidária, que recolhe os resíduos recicláveis nos bairros da cidade e promove o reaproveitamento desses materiais. Para se cadastrar no programa basta entrar em contato via WhatsApp pelo número (21) 98005-7575.

















