Visão Geral – 09/01

Bola Cheia

A luta ininterrupta dos moradores do bairro Prados Verdes, no Km 33, em Nova Iguaçu, merece aplausos. O lugar, segundo algumas pessoas, é afetado com enchentes e muita gente já perdeu tudo que tinha. Sem contar pessoas que saíram e voltaram para casa de parentes por não aguentar o sofrimento. Mesmo não sendo atendidos os ‘sofredores’ prometem seguir na batalha por dias melhores.

 

Bola Murcha

Ainda sobre a Bola Cheia, um dos líderes do movimento para melhorias no Prados Verdes disse a esta coluna: “quando o prefeito Rogério assumiu nossas esperanças aumentaram. Ele era secretário de Obras do Lindbergh, quando a prefeitura construiu galerias aqui perto, que só pioraram nossa situação. Ele prometeu consertar o malfeito, mas sumiu”. #TáNaHoraDeConsertar!

 

Aulões gratuitos na Vila Olímpica de Mesquita

Divulgação / PMM

A Prefeitura de Mesquita vai oferecer durante este mês de janeiro, aulões esportivos gratuitos na Vila Olímpica do município. As atividades são organizadas pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT). A população poderá escolher entre ginástica, circuito funcional, fitdance e zumba.
Os aulões acontecem a partir desta terça-feira (9), duas vezes por semana, e serão abertos para pessoas de ambos os sexos e a partir dos 6 anos de idade.
Atualmente, a Vila Olímpica de Mesquita se encontra em recesso do quadro de aulas, mas segue aberta ao público para atividades livres de segunda a sábado de 8h às 21h. A previsão é que todas as atividades retornem a partir de março.
>> Quadro de programação – 9/1: Terça-Feira – 8h – Ginástica. 11/1: Quinta-Feira – 8h – Circuito Funcional. 17/1: Quarta-Feira – 8h – Ginástica; 16h – Circuito Funcional. 19/1: Sexta-Feira – 8h – Circuito Funcional. 24/1: Quarta-Feira – 8h – Ginástica; 16h – Circuito Funcional. 25/1: Sexta-Feira – 8h – Ginástica.

 

Novo endereço

A Prefeitura de Mesquita volta a informar que a Secretaria de Fazenda da cidade está atendendo em novo endereço desde o dia 2 deste janeiro. O atendimento ao público acontece na sede da prefeitura – Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro. O contribuinte pode se dirigir ao térreo do prédio, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Com a mudança, o novo espaço ganhou reforma para receber a população com mais rapidez e conforto. No local de atendimento da SEMEF foi disponibilizada a Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC).

 

Denilson ‘Coragem’ Marques

“Apesar das ameaças que tenho sofrido de políticos covardes, não vou recuar nem um milímetro” (Denilson Marques, ativista comunitário, em seu perfil no Facebook). Denílson, morador da região do Bairro da Posse, tem mostrado as mazelas da periferia de Nova Iguaçu e obrigado a turma a se mexer para tapar buracos, remendar asfalto e até socorrer pessoas em áreas de risco por causa da chuva intermitente dos últimos dias. Um dos que o apoiou no post foi o vereador Marcelo Lajes.

 

Milhões para
os buracos

Ainda sobre os posts do Denílson Marques denunciando a buraqueira nas vias iguaçuanas, o leitor da coluna, Cássio Gonçalves, sempre posta o seguinte: “a
empresa Lytorânea, de Itaguai já ganhou 66 milhões em licitações só para tapar buracos e tem mais 45 milhões em andamento. Só ela ganha”. *Com esses milhões para resolver o problema da buracada, dava para não ter mais ‘queijo suíço’ nas estradas e ruas periféricas de Nova Iguaçu.

 

Ações polêmicas para o STF julgar

Pelo menos sete casos de grande repercussão, e que dependem da palavra final do Supremo Tribunal Federal (STF), ficaram para serem julgados este ano. Alguns foram previstos para as últimas sessões de 2017, mas não houve tempo. A definição de foro privilegiado só para alguns casos é um desses temas. Outro é o direito de candidatura avulsa, de interesse do ministro aposentado Joaquim Barbosa. O caso do registro civil para transexuais, não menos polêmico, e a doação de sangue por homossexuais também serão julgados. Ficaram também para este ano o julgamento da permissão ou proibição do “sabor” de cigarros produzidos no Brasil. Serão definidos a legalização do consumo de maconha e a redução de seis para cinco anos a idade para matricular criança no fundamental.
(Fonte: Coluna Cláudio Humberto / Diário do Poder)

 

Vale tudo pelo poder

Presidente da sigla em São Paulo, o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho diz sempre que “é necessário recuperar a maioria do povo brasileiro”, que apoiou a cassação de Dilma. Ele é pré-candidato ao governo de SP e um dos petistas próximos de Lula. Ex-ministro do Trabalho e da Previdência, o ex-prefeito confirma que o PT tem de rever a proibição de alianças com os partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff.

 

Casos de feminicídio

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) registrou em 2017 um aumento no número de processos de feminicídio, em relação ao ano anterior. Houve um aumento de 54 para 88 casos. O mês de outubro foi o que apresentou o maior crescimento: foram 13 registros, contra cinco no mesmo período em 2016.
Em relação às prisões por processos ligados à violência doméstica, o Observatório da Violência contra a Mulher aponta crescimento nos registros no primeiro semestre de 2017: 173,45% entre 2011 e 2016, de 550 para 1.504 reclusões. Apenas nesse período aconteceram 531 casos.

 

Para finalizar…

A Lei do Feminicídio foi sancionada pelo Governo Federal em 2015, classificando como homicídio qualificado o assassinato de mulheres por questão de gênero.
O Observatório Judicial da Violência Contra a Mulher é um portal do TJRJ criado em 2015, que reúne material sobre violência de gênero, como dados estatísticos, legislação, relatórios e orientação ao público sobre órgãos de proteção, delegacias especializadas, entre outras informações.

error: Conteúdo protegido !!