Visão Geral – 10/01

Bola Cheia

Nem mesmo a chuva atrapalhou a reinauguração do Viaduto Carlos Pantera (Carlos Alberto de Lucena Campos), antigo Viaduto da Bayer, na manhã do último domingo (7), em Belford Roxo. Construído em 1988, o elevado, que liga a Avenida Carvalhaes, no bairro Guaraciaba, entrada de acesso à cidade, à Estrada Boa Esperança, no bairro Bom Pastor, nunca tinha recebido manutenção. #Show

 

Bola Murcha

Os mais recentes alagamentos verificados na Baixada Fluminense prova que a infraestrutura nas cidades é zero contra correntezas. Na noite de segunda (8), quem precisou usar ônibus para chegar em casa sofreu, em Nova Iguaçu. A maioria dos bairros e o centro foram atingidos pelas águas barrentas e poluídas. O jeito foi esperar baixar o ‘nível do mar’ para seguir em frente. #Tenso

 

Melhor Idade tem aulão de step em Queimados

Thiago Loureiro / PMQ

2018 mal começou e a Melhor Idade de Queimados já está em plena atividade na busca de mais qualidade de vida. Na manhã de ontem (9), dezenas de idosos da cidade participaram de um animado aulão de step, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, no auditório do Centro de Esportes e Lazer da Terceira Idade (CELTI).
Para abrir as atividades após as festas de fim de ano, os alunos dançaram zumba na segunda. Para o restante da semana, haverá aulões de pilates, de localizada e caminhada com alongamento. “Nosso objetivo principal é incentivar os idosos a praticarem atividades físicas não só para manter o corpo em forma, mas para melhorar a saúde e promover a interação entre eles”, explicou o Secretário da Pasta, Carlos Albino.
O step é um treino aeróbico que é praticado com o auxílio de um degrau, o step-training, com a altura da ferramenta podendo variar de acordo com a resistência de cada pessoa.
“Na Terceira Idade a atenção tem que ser redobrada para a prática dessa atividade, pois devemos evitar quedas e promover as posições corretas, que forneçam equilíbrio para ficarem de pé no aparelho”, explicou a professora de educação física, Isabelle Ferrão.
Moradora do Centro, Dona Cecília Alves, de 63 anos, faz step há sete anos e pratica atividades físicas todos os dias. Ela é aluna de pilates, zumba, ginástica localizada e hidroginástica. “Gosto muito de fazer exercícios, não só por para manter o corpo em forma, mas também para melhorar minha saúde, que é o mais importante”, declarou.
Reformado no último ano, o CELTI é um espaço criado para a prática de exercícios físicos voltados aos idosos e oferece diversas atividades gratuitas como hidroginástica, musculação, pilates, dança de salão e mix, passeios culturais, entre outros.
Para participar é necessário ter mais de 55 anos e ser cadastrado na Secretaria da Terceira Idade. Os interessados devem apresentar cópias de identidade, comprovante de residência, atestado médico e tipo sanguíneo, na Av. Maracanã, s/n, Vila Pacaembu. O local funciona em dias úteis, das 8h às 17h e atende pelo 21 2665-6526.

 

Fabiano Horta
aprovado

A maioria dos moradores e empresários de Maricá aprovou o primeiro ano de mandato do prefeito Fabiano Horta (PT), que começou a mudar a cara da cidade, hoje mais alegre e progressista, segundo palavras de um morador a esta coluna. Os comerciantes, menos os ‘quaquaenses’, seguidores do ex-prefeito Washington Quaquá, também petista, vibram com a volta do calendário de eventos, após oito anos, sem festas e bom faturamento. O setor de Fazenda também festeja o aumento de receita no caixa.

 

Mudanças geram
progresso

A mesma fonte, que prefere não ser identificada, com trânsito no meio político maricaense, conta que a boa convivência de Fabiano com a Câmara de Vereadores facilita as mudanças para melhor. Entre as novidades, o enxugamento da máquina administrativa e o corte de ‘cargos sem donos’, rendem baita economia nos cofres. “Maricá respira outros ares. Não demora, a cidade voltará a ser destaque no roteiro turístico do litoral”, diz a fonte. A coluna lembra que Fabiano, afilhado político de Quaquá, foi deputado federal.

 

PMs na ronda

Desde a segunda-feira (8), o centro comercial de Comendador Soares (rua Thomaz Fonseca e adjacências) está mais seguro em boa parte do dia. Das 13h às 21h, um trio de policiais militares circula por lá, reeditando o estilo ‘cosme e damião’ do passado. A coluna apurou que comerciantes e moradores pediram e o 20º BPM atendeu a volta da ronda no local. Boa pedida para afugentar ladrões.

 

Supermercados, os
campeões de broncas

Os trabalhadores do comércio, durante o ano de 2017, exerceram seus direitos e utilizaram o setor de denúncias do Sindicato dos Comerciários do Rio para relatar os desrespeitos praticados no segmento. De acordo com o Sindicato, as empresas que mais tiveram denúncias dos comerciários foi o setor de supermercados. Entre as 14 empresas com maior número de denúncias, sete são redes de supermercados da capital.

 

Problemas com
pagamentos

As principais reclamações estão relacionadas ao não pagamento do adicional ou das folgas de domingos e feriados (27%), não pagamento de horas extras ou problemas com banco de horas (13%) e assédio moral (10%). Os comerciários também se queixaram de atrasos nos pagamentos, pagamento por fora do contracheque e homologações fraudulentas, dentre outros abusos cometidos pelos patrões. Na comparação por segmento, os magazines e lojas de vestuário ficaram na segunda colocação, com quatro empresas dentre as 14 primeiras.

 

Para finalizar…

Também aparecem na listagem redes de lojas de eletroeletrônicos, atacadistas de alimentos e lojas de material de construção. O presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer explica: “As empresas ao descumprirem as convenções coletivas de trabalho, podem ser multadas e ter o bloqueio de seus pedidos de acordo para abertura aos domingos e feriados”. Ayer completa: “ O trabalhador deve fazer a denúncia e é opcional sua identificação”.

error: Conteúdo protegido !!